terça-feira, 22 de junho de 2010

Para os amantes da aprendizagem

A minha paixão pela educação não tem a ver com a sua realidade actual (pois considero essa realidade um pouco triste), mas sim com o grande potencial desta ferramenta, que nos permite, se utilizada da melhor forma, caminhar rumo ao ápice do nosso desenvolvimento pessoal, na direcção da expressão do nosso potencial como indivíduos, e também como espécie. Apesar de achar que tanto tem de ser mudado na perspectiva do educador, de forma a que a educação sirva para acender a chama individual, para trazer ao de cima o conjunto de talentos individuais de cada um, e não para tentar moldar o indivíduo às necessidades e expectativas dos outros e da sociedade, acho importante realçar o carácter bidireccional do processo de aprendizagem. Tanto devemos disponibilizar o máximo de conhecimento ao maior número possível de pessoas e, diga-se de passagem, de uma forma relativamente neutra, sem imposição, como devemos também incentivar e sensibilizar para a busca de conhecimento, de sabedoria, de aprendizagem por parte dos indivíduos. Um bom processo de aprendizagem é aquele em que a educação não restringe o indivíduo, limitando-se a criar as condições à volta deste para que ele cresça, mas é também um processo no qual existe uma participação activa dos indivíduos, no sentido de se construírem a si próprios.
Temos de ser construtores da nossa educação, indo em busca das ferramentas que nos definem como indivíduos únicos, adquirindo os conhecimentos que são pertinentes para a libertação do nosso potencial. Com o rápido desenvolvimento informático, digital, e das redes, a informação é produzida, armazenada e partilhada com mais facilidade que nunca. Estão criadas as condições tecnológicas para uma educação individualizada, personalizada. Enquanto o nosso sistema educativo não se adapta aos tempos modernos, continuando a recorrer a modelos ultrapassados, podemos tomar nós próprios a iniciativa de aprender, de crescer, de desenvolvermos as nossas aptidões naturais, de nos potenciarmos de forma a podermos dar um melhor contributo ao mundo.
Ficam aqui os endereços de alguns sites que são ajudas valiosas para os apaixonados da aprendizagem, para aqueles que sabem o que querem aprender e desenvolver, e mesmo para os que, não sabendo, pretendem descobrí-lo (é só clicar no nome do site para o abrir).

O site "Dummies" é um site com imensa informação relativa a diversas áreas de conhecimento, que disponibiliza conteúdos escritos e na forma de vídeo, sendo também responsável pela distribuição duma vasta colecção de livros de ensino de uma gama variada de assuntos (psicologia, artes, desenvolvimento pessoal, hobbies, etc.). O site "HowStuffWorks" é especialmente indicado para pessoas com uma curiosidade muito acesa, explicando o funcionamento de inúmeras coisas que preenchem a vida humana, desde fenómenos naturais, físicos, biológicos, a fenómenos sociais, passando pelo dissecar do funcionamento das ferramentas mais simples a que recorremos no nosso dia a dia. Existe também uma versão brasileira do site, para quem não se sente à vontade com o inglês. Os sites "E-How" e "VideoJug" são sites muito diversificados, que ensinam desde jardinagem, a culinária e tricot, passando pelo desenvolvimento de competências pessoas, domínio de instrumentos musicais, etc., e tudo duma forma muito acessível e quase sempre com recurso a vídeo, o que torna a aprendizagem mais fácil e interessante.

Have fun learning! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário